Minha mãe



Melhor visualização na tela inteira (full screen)

Formatação: Prado Slides

A palavra mãe vem do latim madre, que significa leito de rio, útero, terra mineral. As mais antigas celebrações do Dia da Mãe remontam às comemorações primaveris da Grécia Antiga, em honra de Rhea, mulher de Cronos e Mãe dos Deuses. Em Roma, as festas comemorativas do Dia da Mãe eram dedicadas a Cybele, a Mãe dos Deuses romanos, e as cerimônias em sua homenagem começaram por volta de 250 anos antes do nascimento de Cristo.

Durante o século XVII, a Inglaterra celebrava no 4º Domingo de Quaresma (40 dias antes da Páscoa) um dia chamado “Domingo da Mãe”, que pretendia homenagear todas as mães inglesas. Neste período, a maior parte da classe baixa inglesa trabalhava longe de casa e vivia com os patrões. No Domingo da Mãe, os servos tinham um dia de folga e eram encorajados a regressar a casa e passar esse dia com a sua mãe.

A maioria das fontes é unânime acerca da idéia da criação de um Dia da Mãe. A idéia partiu de Anna Jarvis. Em 10 de Maio de 1907, foi celebrado o primeiro Dia da Mãe, na igreja de Grafton, reunindo praticamente família e amigos. Nessa ocasião, a sra. Jarvis enviou para a igreja 500 cravos brancos, que deviam ser usados por todos, e que simbolizavam as virtudes da maternidade. Ao longo dos anos enviou mais de 10.000 cravos para a igreja de Grafton – encarnados para as mães ainda vivas e brancos para as já desaparecidas – e que são hoje considerados mundialmente com símbolos de pureza, força e resistência das mães.

Segundo Anna Jarvis, seria objetivo deste dia tomar novas medidas para um pensamento mais ativo sobre as nossas mães. Através de palavras, presentes, atos de afeto. De todas as maneiras possíveis, deveríamos proporcionar-lhes prazer e trazer felicidade ao seu coração todos os dias, mantendo sempre na lembrança o Dia da Mãe. (Fonte: APFN)

Abaixo, fragmento de uma antiga canção que eu cantava, quando criança, acompanhando no violão:

"Mãe é uma só que a gente tem no mundo
Mãe é o amor mais puro e mais profundo
Por isso, em minhas preces,
faço um pedido ao Criador
Que nunca, nunca me falte o seu carinho, o seu amor..."

Um comentário:

  1. bom dia...
    gostei muito do seu blogue.
    será que é possível me explicar como se põe slides em powerpoint nos blogues? que eu não consigo.obrigada.

    lena_panito@hotmail.com

    ResponderExcluir

Este blog foi criado em 2009, por causa das lindas apresentações recebidas de contatos conhecidos, que dedicam parte de seu tempo formatando textos com imagens e canções belíssimas.
Espero que você aprecie e deixe seu comentário.
Meu forte abraço,

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.