Alimento para a Alma


"Mais um Natal se aproxima e as luzes que o acompanham.  Que a beleza exterior encontre reflexo nos nossos corações, iluminando os nossos caminhos e escolhas. Uma vela somente tem valor quando acesa..."


  A todos meus leitores, um FELIZ e SANTO NATAL!

Quisera
Senhor,
neste Natal
armar uma ár-
vore dentro do
meu coração e nela
pendurar, em vez de
presentes, os nomes de
todos os meus amigos! Os
amigos de longe e de perto. Os
antigos e os mais recentes. Os que
vejo cada dia e os que raramente encon-
tro. Os sempre lembrados e os que, às vezes,
ficam esquecidos. Os constantes e os intermi-
tentes. Os das horas difíceis e os das horas alegres.
Os que, sem querer, eu magoei ou, sem querer, me ma-
goaram. Aqueles a quem conheço profundamente e aqueles
de  quem não me são conhecidas a não ser as aparências.
Os que pouco me devem e aqueles a quem muito devo.
Meus amigos jovens e meus amigos velhinhos. Meus amigos
homens feitos e as crianças, minhas amiguinhas.
  Meus amigos humildes e meus amigos importantes.
Os nomes de todos os que
já passaram pela minha
vida. Aqueles a quem eu
conheço sem me conhecerem e
aqueles que me conhecem sem eu os
conhecer. Que me admiram e
me estimam sem eu saber, que eu estimo
e admiro sem lhes dar a entender.
Uma árvore de raízes
muito profundas, para que os seus nomes
nunca mais sejam arrancados do meu coração.
De ramos muito  extensos
para que novos nomes, vindos de todas as partes,
venham juntar-se aos existentes.  De sombra  muito
  agradável para que nossa amizade seja um momento
de repouso nas lutas da vida.

by: Pe João Batista Megale, cmf
Basílica de Nossa Senhora de Lourdes

Fundo musical: Música tradicional japonesa, intrumento de cordas (Shamisen)

12 comentários:

  1. Yolanda, muito obrigada pelos votos.
    E muito bonito este texto sôbre os amigos e a árvore de Natal.
    Bom Natal para você ,família e amigos.
    Abraço ,Vera.

    ResponderExcluir
  2. Olá Amiga Yolanda!!

    Muito obrigada por compartilhar desta linda mensagem! Gostaria muito que o Natal pudesse ser algo além da vida cotidiana nos grandes centros e que ao invés, de grandes festas para poucas pessoas, todos poderiam fazer uma grande confraternização entre os humanos, pessoas que estão ao seu redor e ao menos dizem bom dia ou boa tarde! Somos seres humanos e assim poderia nos reconhecer e nos cumprimentar, tocar campainhas para felicitar uns aos outros, e poder levar alegria a alguns que estão solitários com o coração vazio de amor e sua vela muitas vezes com uma chama muito fraquinha! Só a forma de compartilhar, já alegra muitos corações e quem sabe pudéssemos participar do que temos e assim faríamos de cada Natal, um grande espetáculo de vida, renovando assim nossa fé, nas boas atitudes humanas, promovendo assim nossas virtudes e acendendo as virtudes que resplandecem ao contato de todos! Muito obrigada e um Feliz Natal a você e a todos os seus!

    Um abraço,
    "Todo o Conhecimento é Luz que Inspira a Alma" -*Vera Luz*-

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pela presença, amigas Vera e Vera Luz.
    Seus comentários sempre iluminam este espaço.

    Que bom sermos velas acesas para alegrar os corações das pessoas que estão à nossa volta!

    Meu afetuoso abraço,
    Yolanda

    ResponderExcluir
  4. Yolanda, eu gostaria tambem de ter uma arvore tipo o baobá. Porque é quase que eterna. Ao menos é a lenda, cientistas dizem que não. Que seja, então, quando eu me for, ainda existirão todos os nomes fixados nela. E outros que virão, verão e ficarão curiosos em conhecer a historia de cada vida.

    ResponderExcluir
  5. Yolanda muito linda mensagem e obrigado por esses votos, que pode estar certa são também os meus para você e todos os seus.
    Abraços forte

    ResponderExcluir
  6. Que ideia linda associar Natal e amigos! Realmente a maior riqueza que possuimos.
    Obrigada pelos votos e por esta linda mensagem.
    Desejo um alegre Natal e um 2011 pleno de alegrias, saude e paz.
    beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi querida amiga,
    Que coisa mais linda esta mensagem do Pe João Batista! Sem dizer que seu conteúdo foi enriquecido pela excelente postagem que vc elaborou...A música é um show! Eu adoro música japonesa. Parabéns pelo bom gosto.
    Desejo a você e aos seus um Natal repleto de saúde, amor, prosperidade e paz!
    BEIJOSSSSSSSSS

    ResponderExcluir
  8. Yolanda
    Linda mensagem e deixo meu carinho e votos de muita paz, amor, fraternidade e luz em sua jornada e que 2011 seja de muito sucesso.
    Abraços

    ResponderExcluir
  9. Amigo Alexandre,quero agradecer o carinho de sua mensagem, cujo espírito você bem descreveu: o de amor, amizade, carinho e fraternidade.
    A você desejo um boa passagem de ano, com muitas realizações.
    Tenho aprendido muito com suas postagens!
    Meu afetuoso abraço,
    Yolanda

    ResponderExcluir
  10. Obrigada, amigo Edegard.

    A você também desejo muita paz e concretização de sonhos.

    Um feliz 2011

    Meu forte abraço,
    Yolanda

    ResponderExcluir
  11. Vi agora esta mensagem encantadora e encantada. Acho que a árvore de Natal deveria ser sempre colorida,não apenas c os enfeites costumeiros mas com os nomes das pessoas que fizeram/fazem parte da nossa vida, q de alguma forma deixaram sua marca, n importa de q natureza, certamente foi uma contribuição p o crescimento nosso e deles e seus nomes pendurados nos lembrariam que Natal pode ser, deve ser mt mais sagrado q mundano. Feliz 2011!

    ResponderExcluir
  12. Fico encantada com sua presença, Carla!
    As festas natalinas perderam, ao longo do tempo, o significado santo que deveria existir, o que é uma pena.
    Mas, ainda, observo as pessoas querendo acreditar em mudanças e renovando suas esperanças - o que tem seu lado positivo.
    Gostei da ideia de se colocar na árvore de Natal os nomes daqueles que, durante o ano, contribuíram para nosso crescimento como pessoa.
    Meu carinho,
    Yolanda

    ResponderExcluir

Este blog foi criado em 2009, por causa das lindas apresentações recebidas de contatos conhecidos, que dedicam parte de seu tempo formatando textos com imagens e canções belíssimas.
Espero que você aprecie e deixe seu comentário.
Meu forte abraço,

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.