Amigo é Casa


“Amigo que é amigo quando quer estar presente faz-se quase transparente, sem deixar-se perceber. Amigo a gente acolhe, recolhe e agasalha, e oferece lugar pra dormir e comer. Amigo que é amigo não puxa tapete, oferece pra gente o melhor que tem e o que nem tem, quando não tem, finge que tem, faz o que pode e o seu coração reparte que nem pão.” (Capiba e Hermínio Belo de Carvalho)

Homenagem ao Formatador

Finalmente, consegui zerar minha caixa de entrada de e-mails acumulados e responder para amigos que sempre me enviam belas apresentações em PPS. Dentre as ótimas formatações que guardei em meus arquivos, esta me chamou a atenção por causa da música (que eu não conhecia), interpretada por Lenine e Zé Renato, e cujo nome é o título desta postagem: Amigo é Casa.  

Escrevi para Rosa-Ro, autora do trabalho, elogiando o lindo PPS e convidei-a para participar de minha homenagem ao formatador de slides. Ela, prontamente me respondeu, e eis seu comentário:

Olá Yolanda, eu poderia escrever algumas palavras sobre o porquê de ser feliz formatando; me encanta receber palavras belas e dar-lhes cor, movimento, som, em suma, dar-lhes vida. Como escreveu meu amigo poeta Wanderlei Bellini, de Umuarama, arremessou-me às nuvens. Veja a beleza de um trecho extraído da mensagem dele, no Dia do Formatador (23 de agosto):

Formatador formata dor, formata amor, palavras conexas e desconexas, dá vida a vida da flor, excita os amantes, navega por mares, rios e lagos, atravessa montanhas, mergulha nas nuvens e dá sentido ao que não tem sentido.  – WB"

Ao ver a apresentação, pesquisei o significado de algumas palavras encontradas na composição:

Resedá: Árvore de pequeno porte, bastante utilizada nas calçadas das cidades.
Arrebóis: Vermelhidão das nuvens na aurora, ou no por do sol.
Cumieira: A parte mais alta de um telhado. 
Beira e Tribeira: Casas antigas com um telhado triplo: a eira, a beira e a tribeira como era chamada a parte mais alta do telhado. 
Tramela: ferrolho, que se gira em torno de um prego para fechar portas e janelas.
Gelosia: Tipo de persiana
Platibandas: Parede mais alta que o telhado

Melhor visualização na tela cheia (full screen). Clique no Play e a letra "F" no teclado.
Formatação: Rosa-Ro 
Fundo Musical: Amigo é Casa, interpretação de Lenine e Zé Renato 

Eu me emocionei. E você?

9 comentários:

  1. Yolanda
    Essa música é um verdadeiro poeta,transporta e faz sonhar........adorei
    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga Hermínia, que bom sua visita neste meu singelo espaço!
      A letra da música é muito bonita, mesmo!
      Obrigada pelas palavras.
      Meu grande abraço,
      Yolanda

      Excluir
  2. Yolanda! Que bonito! Realmente, emociona!

    Eu lhe desejo um bom final de semana!

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga Sissy, fadinha do bem, sempre me prestigiando com sua presença por aqui! Obrigada.
      Quanto mais ouço a canção, mais gosto dela porque traduz o que é ser um amigo de verdade...
      Beijos
      Yolanda

      Excluir
  3. Amiga Yolanda

    Isso e tudo que esperamos de um amigo.Lindo!
    " Quem tem um amigo, mesmo que um so, nao importa onde se encontra, jamais sofrera de solidao;podera morrer de saudades, mas nao estara so"
    Amir Klink
    bjs
    Meiri Bello

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha grande e boa amiga Meiri, fico feliz pela visita!
      Amir Klink citou uma frase muito bonita - imagino que ele, viajando sozinho, nunca se sente solitário, pois tem na saudade do amigo distante sua motivação...
      Beijos
      Yolanda

      Excluir
  4. Oi, Yolanda. Amigos são como esteios que nos levam com segurança pela vida. Lindas palavras e música! Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Bia! Fico feliz com sua presença.
      Tenho tido o privilégio de contar com bons amigos, que me confortam e, como você disse bem: são esteios que amparam e me protegem.
      Obrigada pela visita!
      Meu carinho,
      Yolanda

      Excluir
  5. Mensagem recebida de Rosa-Ro, e que transcrevo abaixo:

    "Nossa que coisa mais linda que ficou, Yolanda!
    Que presentão, menina! Agradeço e repassarei para meus amigos.
    Como valeu!
    Beijo grande da
    Rosa Ro"

    ResponderExcluir

Este blog foi criado em 2009, por causa das lindas apresentações recebidas de contatos conhecidos, que dedicam parte de seu tempo formatando textos com imagens e canções belíssimas.
Espero que você aprecie e deixe seu comentário.
Meu forte abraço,

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.