Poema caipira



Melhor visualização na tela inteira (full screen)

Formatação: Maitê Pinheiro

Na interpretação típica de um caipira, um texto engraçado para comemorar o Dia do Sertanejo.

Vivendo na caatinga, um ambiente castigado pela escassez de chuvas e aridez, o sertanejo é um bravo homem da terra. Poucas civilizações no mundo conseguiriam alcançar o feito dessa gente corajosa. Ele sobrevive porque é uma raça forte. Assim como o cacto mais resistente, o sertanejo foi feito para o sertão. Tem o pêlo, o corpo e a psicologia próprios para suportar o suplício da seca. Conhece profundamente a flora e fauna. Como os cactos, o mandacaru e toda natureza adaptada ao árido, o sertanejo sobrevive com muito pouco. Água é uma dádiva que vê de vez em quando. Com todas as adversidades, ainda ama o sertão, e dificilmente se habitua a outro lugar. Desde pequeno convive com a imagem da morte. Sua grande vitória é chegar ao dia seguinte, comemorando o triunfo da vontade de viver.

2 comentários:

  1. O texto é de "pena e dó", porém de uma realidade muito antiga. Nordestina como sou, gostaria de dizer que a tecnologia já chegou por aqui há algum tempo e ninguém morre de sede ou de seca, temos a o sistema de irrigação que leva água do Velho Chico(Rio São Francisco, apesar dos seus 500 anos por aqui ele ainda continua lindo), e temos a fruticultura irrigada e até a UVA aqui tem colheita o ano inteiro, exportamos UVA, MANGA, ACEROLA, MELÃO para Europa, EUA e Asia. O Nordeste não é mais aqule... E já ia esquecendo a qualidade de vida aqui é tão boa que completar 80, 90 100 anos é coisa fácil, em toda esquina tem um velhinho.... Bjo Grande
    alinegonzaga@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelo comentário, Aline.
    Fico feliz com a riqueza da informação.
    É bom depoimentos como esse, para que aqueles que moram em outras regiões do Brasil, saibam do potencial do Nordeste.
    Meu afetuoso abraço,
    Yolanda

    ResponderExcluir

Este blog foi criado em 2009, por causa das lindas apresentações recebidas de contatos conhecidos, que dedicam parte de seu tempo formatando textos com imagens e canções belíssimas.
Espero que você aprecie e deixe seu comentário.
Meu forte abraço,

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.