Nesta apresentação, algumas imagens das poucas tribos indígenas restantes, espalhadas pelo território brasileiro.
Segundo a Fundação Nacional do Índio (FUNAI), na época do descobrimento existiam mais de mil povos, sendo cinco milhões de indígenas. Hoje são 227 povos, e sua população está em torno de 450 mil (0,2% da população).
O Censo 2010, organizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), vai revelar quantos povos e línguas indígenas existem no país; vai trazer uma nova visão do índio. Eles são a cara do país, diz a antropóloga e demógrafa Marta Maria Azevedo, pesquisadora do Núcleo de Estudos de População (Nepo) da Unicamp.
“Acima de tudo, os dados do Censo vão ajudar o Estado e as organizações indígenas a melhorar o controle social sobre as políticas públicas dos índios. As várias instâncias governamentais terão uma base melhor para pensar e avaliar políticas”, pondera Marta.
Veja matéria completa na Revista Pesquisa FAPESP Online, intitulada Diversidade Brasileira:
Formatação: Helga
Boa matéria; lindo Blog! Amei tudo. Parabéns!
ResponderExcluirBEIJOOOOSSSSSS
Agradeço seu gentil comentário, Neusa.
ResponderExcluirMeu abraço,
Yolanda
Saudações!
ResponderExcluirAmiga Yolanda:
Mais uma excelente matéria!
Eu até acredito nos elevados propósitos da Dra. Marta Maria Azevedo sobre o resultado do censo enfocando a população indígena. Agora, eu particularmente, acho que está mais fácil o Rio Amazonas correr ao contrário que a minoria de ONGs abrirem a caixa preta dos números reais. Aí é que está a fonte de sobrevivência dos ongueiros picaretas, afinal é expressivo o números de etnias que eles controlam.
Parabéns por mais uma excelente matéria.
Abraços,
LISON.
Tem razão, amigo Lison. É pena que determinados grupos acharam na defesa aparente da causa dos índios, um meio lucrativo. Triste isso!
ResponderExcluirAproveitando sua visita, gostaria que você me indicasse um conto seu sobre o povo indígena. Terei gosto em ler.
Abraços,
Yolanda