Incentive seu filho a ler


É com satisfação que participo do Book Crossing Blogueiro deste ano, cujo objetivo é expandir o gosto pela leitura, doando um livro de sua biblioteca pessoal para outras pessoas.  Já abordei o tema sobre livros, quando respondi a um Meme Literário, e que você pode ler aqui!

Quando criança, na escola era muito comum as professoras premiarem com um livro de histórias os alunos que tiravam boas notas.  Eu mesma tenho dois, que ainda guardo com carinho.

Minha primeira doação de livros foi a coleção de Monteiro Lobato, assim que entrei para o ensino médio (na época era o equivalente ao clássico, normal, científico ou técnico profissionalizante). Outra doação foi quando meus filhos passaram da infância para a adolescência: todos os livros de histórias de Walt Disney com fitas cassete, que acompanhavam a coleção. Doei os livros didáticos para escolas e bibliotecas do bairro onde eu morava. Quando me mudei de casa, lá se foram a Enciclopédia Abril e Bom Apetite!  

Hoje, mantenho comigo meus dicionários, alguns livros didáticos e, sobretudo, aqueles os quais ganhei de amigos – esses não doo, eu só os empresto!

Bom, não perdendo o foco, o livro que doarei é o romance “Violetas na Janela”, de Vera Lúcia Marinzeck de Carvalho, e que será enviado, via correio, para minha boa amiga Meiri Bello (ela só saberá disto quando ler esta minha publicação, ou quando receber meu bilhete no livro, deixado pelo carteiro). Minha dedicatória será muito similar àquela que aparece nesse livro singelo: “Dedicar a alguém é demonstrar, reconhecer que eles também ajudaram de algum modo.”

E, agora, uma ótima apresentação de incentivo aos filhos e crianças de todas as idades!
Melhor visualização na tela cheia (full screen)
Formatação: Eliana Crivelari 
Fundo musical: Pezinho, instrumental

Clique na imagem acima e você encontrará todas as informações necessárias!

16 comentários:

  1. O incentivo a leitura é uma tarefa diária!

    Parabéns pela blogagem e pelo livro abandonado. rs

    abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Suzana! Fico feliz com sua presença.
      Estava mesmo abandonado, no meio de meus outros livros fechados na prateleira...
      Agora dei asas... E lá sei vai ele para a região do Rio de Janeiro.
      Meu afetuoso abraço,
      Yolanda

      Excluir
  2. Querida Yolanda,

    Sempre fiz isso, desde pequena a levava a Livraria Malasartes, Shpping da Gavea. Alias, muitas vezes ficava emocionada, porque para mim a leitura e a imaginação são umas das portas e a janelas da vida.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga Sissy, imagino você e sua fadinha juntas "devorando" os livros...
      Tem razão, livros são horizontes!
      Como disse bem Mario Quintana: "Livros não mudam o mundo. Quem muda o mundo são as pessoas. Os livros só mudam as pessoas."
      Meu carinho,
      Yolanda

      Excluir
  3. Oi, Yolanda, achei muito legal a iniciativa, vou procurar mais informações sobre essa campanha. Gosto muito de ler e acho uma forma de aprendizado sem igual. Sem falar que penso que os escritos que nos caem na mão são, de alguma forma, o que precisamos ler naquele momento. Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah... Amiga Bia, você vai amar... Participe, ainda dá tempo!
      Sou da mesma opinião que você, muito do que lemos é o que precisamos para o momento, pois paramos alguns instantes e refletimos a respeito de como levamos a vida ou nos comportamos mediante as mais diversas situações.
      E, além do mais, é um enorme aprendizado!

      Meu forte abraço,
      Yolanda

      Excluir
  4. ola minha rica

    que nobre gesto

    facim de ser seguido num custa nada

    e com certeza vai levar um pouco de magia encantamento ao novo leitor

    adoreiii minha rica

    bjão e parabens

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que alegria você neste meu espaço, Guria Faceira, para mim a eterna menina com cabelo cor de fogo e olhos de safira! Aliás, tenho uma gatinha com olhos muito azuis chamada Safira - toda vez que a chamo lembro de você, pela associação à forma brincalhona que me refiro a você.
      Ótimo que você gostou desta campanha de doação de um livro! Fácil mesmo de participar.
      Meu carinho,
      Yolanda

      Excluir
  5. Olá, querida Yolanda
    Eu postei a foto do netinho "lendo"...
    Esse dia é feliz porque nos liberamos pra permitir ao outro um grande prazer da vida: ler!!!
    Bjm de paz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Visitei seu blogue a achei uma graça seu neto carregando no colo uma pilha de livros...
      Essa campanha é mesmo muito interessante e estimula tanto crianças, jovens e adultos a tomarem o gosto pela leitura.
      Acho formidável o mundo da cibernética, contudo passar alguns momentos apreciando a leitura de um livro de papel é uma delícia...
      Meu carinho,
      Yolanda

      Excluir
  6. Olá, Alexandre! Foi lendo a sua publicação (aliás uma graça a embalagem que você usou para presentear a garotinha escolhida para doar seu livro), que tomei conhecimento desta campanha. E, me encantei!
    Sempre fui defensora de livros para crianças, desde o berço - existem uns feitos de tecido que são uma graça!
    Obrigada pelo prestígio, meu bom amigo.
    Meu forte abraço,
    Yolanda

    ResponderExcluir
  7. Yolanda, é a primeira vez que participo e me senti como uma menina fazendo arte escondida...deixei o meu livro no Aeroporto, mas não consegui ver quem levou, espero que a pessoa que pegou aproveite.
    Incentivo as crianças é desde pequenos, agora vejo meus filhos sempre com um livro debaixo do braço até no caminho para o banheiro...é engraçado isso, pois exemplos arrastam...Eu sempre tenho livros pela casa e principalmente por este ambiente.A cada ano, eles fazem arrumação em seus quartos e levam os livros que não querem mais pra a biblioteca.Assim vão desapegando.
    Paz e bem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Bel! É uma alegria sua presença neste meu singelo espaço.
      Como você, sempre incentivei meus filhos à leitura, tanto que meus dois filhos mais velhos são fascinados por livros. Hoje, são eles que me indicam bons livros!
      Essa campanha é mesmo fascinante. Eu fico aqui imaginando a pessoa que achou o livro. As reações são tão interessantes! Talvez ela tenha levado para o Achados e Perdidos ou, então, levado pra casa - o que seria o ideal!
      Meu forte abraço,
      Yolanda

      Excluir
  8. Amiga Yolanda grandes novidades.
    Que pessoal danado de bom. Tai uma excelente ação que poderia ser iniciada pelos blogueiros. Somos modernos, mas conhecimento(bom) deve ser disseminado.
    Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viu só que ideia fantástica, amigo Paulo, Cidadão Araçatuba?!
      Mesmo com bom conteúdo na internet, livros têm seu lugar garantido para os amantes desta arte...
      Presentear anônimos ou amigos é uma alegria imensa.
      E você, já se libertou de algum livro seu?
      Meu grande abraço,
      Yolanda

      Excluir
  9. Yolanda, quando empresto os meus livros, eles não voltam! :) E também não tenho pique de ficar cobrando as pessoas. Então quando alguém me pede, já digo: Fica para você!
    Obrigada por participar do BookCrossing Blogueiro!!

    ResponderExcluir

Este blog foi criado em 2009, por causa das lindas apresentações recebidas de contatos conhecidos, que dedicam parte de seu tempo formatando textos com imagens e canções belíssimas.
Espero que você aprecie e deixe seu comentário.
Meu forte abraço,

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.