Tigres, onças, leopardos, panteras e leões


Até que tenhas amado um animal, uma parte da tua alma estará adormecida.” 
(Anatole France)

Sempre que me deparo com imagens de felinos, fico a admirá-las por vários minutos... Sou fascinada por esses animais exuberantes, de porte grandioso e imponente, tanto que já publiquei anteriormente a apresentação Animais Bonitos, Criação de Deus, onde aparecem algumas dessas espécies selvagens.

De acordo com Wikipédia, o primeiro verdadeiro felino foi o Proailurus que viveu na Europa há cerca de 30 milhões de anos. Este animal tinha corpo longo, patas curtas e um dente molar adicional em cada mandíbula, por comparação aos felinos modernos.

A subfamília Felinae, que agrupa os gatos domésticos, surgiu há cerca de 12 milhões de anos. Os linces surgiram na América do Norte há cerca de 6,7 milhões de anos e expandiram-se para a Europa e Ásia.

Segundo a FundaçãoOsvaldo Cruz (Fiocruz), os felinos brasileiros de algum modo estão ameaçados de extinção. Com a crescente distribuição dos ecossistemas e consequentemente da vida selvagem, a criação em cativeiro é uma importante estratégia para a conservação das espécies.

Aprecie e se encante!

Fonte: Meu Cantinho.org (recebido por Castelo dos Sonhos) 
Fundo Musical: Soliloquy, Instrumental

Homenagem à gatinha Safira! Os olhos justificam o nome... 

7 comentários:

  1. Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado, Ana Lucia.
      São presentes de Deus essas belas criaturas... Aliás, como tudo na Natureza!
      Meu carinho,
      Yolanda

      Excluir
  2. Nem preciso dizer muita coisa, não é?! Afinal eu tenho a Lola, a gata gorda peluda e folgada que tanto amo e faz parte de meus escritos....

    Considero um animal interessante, claro, belissimo. Porque tem uma personalidade que poucos entendem.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sissy, lembro de seus comentários sobre a Lola, a bola peluda que você tanto ama!! Muito engraçada as histórias dessa "gatona"...
      Já tive um persa dourado, lindíssimo! Minha filha mais velha tem dois: Zeus e Thor (um cinza e branco e o outro preto) - são lindos!
      Agora tenho Safira, a gatinha da minha postagem. É muito meiga e "sapeca"...
      Beijos
      Yolanda

      Excluir
    2. Sua gatinha Safira é muito fofinha. Amo bichinhos.

      Bjs

      Excluir
  3. Oi, Yolanda! Acho que a imponência e altivez dos felinos encanta a qualquer um que os resolva admirar. O porte deixa muito ser humano a desejar! Como boa apreciadora da natureza, os felinos também me encantam. Lindo os olhos da gata! Um abraço, bom final de semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bia! Agradeço o prestígio.
      Não sei como a Psicologia classifica o gosto por felinos. Só sei que, quando novata, iniciando minha carreira em sala de aula, participei de uma dinâmica de grupo, onde depois de 30" de tempo para falar, o grupo nomeava com qual animal cada um se identificava. Fui comparada a uma Ema, pela minha timidez... Alguns anos depois, repeti a dinâmica, dessa vez ganhei o "status" de leoa... Acho que isso me levou a admirar e conhecer melhor a espécie felina!
      Meu forte abraço,
      Yolanda

      Excluir

Este blog foi criado em 2009, por causa das lindas apresentações recebidas de contatos conhecidos, que dedicam parte de seu tempo formatando textos com imagens e canções belíssimas.
Espero que você aprecie e deixe seu comentário.
Meu forte abraço,

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.