Qual a melhor religião?

O que quereis que os homens vos façam, fazei vós isto antes a eles, pois, essa é a síntese de todas as virtudes”. (Jesus Cristo)

Relato do teólogo brasileiro Leonardo Boff sobre um breve diálogo com o líder religioso Dalai Lama:
No intervalo de uma mesa-redonda sobre religião e paz entre os povos*, na qual ambos participávamos, eu, maliciosamente, mas também com interesse teológico, lhe perguntei em meu inglês capenga:
- "Santidade, qual é a melhor religião?"
 Esperava que ele dissesse:
-"É o budismo tibetano" ou "São as religiões orientais, muito mais antigas do que o cristianismo."
Dalai Lama fez uma pequena pausa, deu um sorriso, me olhou bem nos olhos - o que me desconcertou um pouco, por que eu sabia da malícia contida na pergunta - e afirmou:
-"A melhor religião é a que mais te aproxima de Deus. É aquela que te faz melhor."
Para sair da perplexidade diante de tão sábia resposta, voltei a perguntar:
- "O que me faz melhor?"
Respondeu ele:
- "Aquilo que te faz mais compassivo (e aí senti a ressonância tibetana, budista, taoísta de sua resposta), aquilo que te faz mais sensível, mais desapegado, mais amoroso, mais humanitário, mais responsável... A religião que conseguir fazer isso de ti é a melhor religião..."
Calei, maravilhado, e até os dias de hoje estou ruminando sua resposta sábia e irrefutável.
*Texto recebido por e-mail, sem menção à data do encontro
 
Abaixo, uma linda apresentação com o grupo vocal espanhol Siempre Así, cantando Pai Nosso em ritmo flamenco.

Melhor visualização na tela inteira

Este grupo criou o Projeto “Missa da Alegria”, lançando ao mundo através da música, uma mensagem de braços abertos, de participação, de amor à vida e, sobretudo, de otimismo. Confira no site oficial: http://www.siempreasi.es/

Formatação: Procurando autoria
Letra e Música: Oscar Cortez e Juan Cerro

6 comentários:

  1. Este homem é realmente um gênio!

    Eu sou cristão, e acho que para todo cristão não falta nada em relação a isto, Cristo é o único caminho até Deus, pois Ele nos libertou dos pecados, e também ensinou-nos a amar uns aos outros, e amar Deus.

    Jesus foi o maior homem que já existiu, a palavra de Deus em pessoa, então acho que não há ninguém melhor que Ele para seguirmos, não sou à favor das religiões e suas regras, mas sim de nossa ligação direta a Deus.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela presença, Poisdron!
    Também não sou favorável a regras. Como diz nas escrituras:
    "Tudo me é permitido, mas nem tudo me convém. Tudo me é permitido, mas eu não me deixarei escravizar por nada."

    Meu afetuoso abraço,
    Yolanda

    ResponderExcluir
  3. Perfeita a observação do Dalai Lama. Não há religião melhor ou pior. Há, sim, visões de uma mesma realidade de formas diferentes. O chato é que muito se faz de errado em nome de uma suposta supremacia religiosa.

    Ainda acho que a melhor política é viva e deixe viver. Cada um encontra seu caminho.

    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  4. É uma alegria ter seu comentário aqui neste espaço, amigo Jorge Alberto.
    Religião é um tema um tanto milindroso, tenho percebido. O que constato é que a palavra "Deus", seja em que idioma for, é bastante proferida em todo o mundo.
    Creio que no íntimo de cada ser humano existe uma espiritualidade própria.
    Como diz Madre Teresa de Calcutá:
    "... no final das contas é entre você e Deus, jamais foi entre você e os outros".

    Meu afetuoso abraço,
    Yolanda

    ResponderExcluir
  5. Isso é uma pessoa sábia. Dalai Lama é um homem muito evoluido.

    Todas as Religiões emanam de um único Deus.

    Parabéns pela linda mensagem.

    ResponderExcluir
  6. Obrigada pela pela presença, Renan.
    Ao pesquisar mais sobre Dalai Lama, me dei conta do quanto ele é equilibrado e que sabedoria ele carrega...
    Abraços,
    Yolanda

    ResponderExcluir

Este blog foi criado em 2009, por causa das lindas apresentações recebidas de contatos conhecidos, que dedicam parte de seu tempo formatando textos com imagens e canções belíssimas.
Espero que você aprecie e deixe seu comentário.
Meu forte abraço,

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.