Manifesto em Defesa da Democracia
"A sabedoria é sem limites, e quanto mais alguém se aproxima dela, mais importante ela se tornará para sua vida. Todo indivíduo pode sempre aprimorar-se." (Leon Nikolaievitch Tolstoi)
Ah olha, cada dia que passa, eu fico com menos vontade de votar em qualquer um dos dois, é critica para lá, maus tratos para cá, fica muito difícil! É bom sempre aparecer mais e mais opiniões e situações, mas mesmo assim anda sendo complicado, eu queria entender, mas até agora nada! (comentário encontrado numa rede social)
No livro de Eni P. Orlandi, “Análise de Discurso – Princípios e Procedimentos”, o autor tem como proposta levar à reflexão sobre a linguagem, o sujeito, a história e a ideologia, através do contato com os princípios e os procedimentos analíticos que expõe, quando confrontados com a linguagem e, por ela, com o mundo, com os outros sujeitos, com os sentidos, com a história.
"Pelo discurso, lugar de produção de sentidos e de processos de identificação dos sujeitos, podemos melhor compreender o lugar da interpretação na relação do homem com sua realidade.”
“É útil distinguir algo que faz parte da reflexão da Análise do Discurso como um seu princípio. É a distinção entre o real e o imaginário. O que temos, em termos de real do discurso, é a descontinuidade, a dispersão, a incompletude, a falta, o equívoco, a contradição, constitutivas tanto do sujeito como do sentido. De outro lado, no nível das representações, temos a unidade, a completude, a coerência, o claro e distinto, não há contradição, na instância do imaginário. É por essa articulação necessária e sempre presente entre o real e o imaginário que o discurso funciona.”
Baseada nesse princípio, eu comecei a observar o comportamento dos presidenciáveis: a expressão facial e corporal, o olhar direto para o telespectador, o sorriso, o tom usado, a linguagem, a articulação das palavras, a fala cadenciada, a exposição do pensamento... Por fim, a retórica de campanha. Claro está que o treino e o tempo de estrada ajudam, por isso existe tanto político gesticulando da mesma maneira (repare!). Mesmo assim, não dá para esconder a essência daquilo que se é...
Serra tem o perfil ideal para seu um grande estadista. Serra é mais a minha cara!
“A democracia é uma construção coletiva e a liberdade de um povo não pode ser submetido a interesses individuais ou partidários.”
Então, por que Serra?
"Porque oito anos é mais do que o suficiente para um partido liderar o governo. É preciso haver uma alternância no comando do país para evitar que um partido tome conta de tudo."
"Estou preocupado com o futuro político do meu país, até porque lá está também o meu futuro e o futuro do contingente social do qual faço parte."
"Não adianta ficar brigando por este ou por aquele candidato, o que importa é que você tenha suas convicções e faça delas sua base de apoio, mas sabendo dos benefícios e falhas daquele em que seu apoio está ancorado."
"Um dos mais poderosos meios de fazer valer nossa opinião é a palavra, que bem empregada, pode chegar ao convencimento."
Essas opiniões, colhidas das redes sociais nos últimos dias, expressam bem minha forma de pensar, já que os candidatos à presidência foram apresentados para a "nossa" escolha nas urnas. Portanto, prefiro votar naquele que considero o mais qualificado.
Concluí, então, que o candidato à Presidência da República, José Serra, tem a maestria da palavra. Tendo sido professor, sua exposição é pedagógica e clara. Sua segurança é nítida. Seus gestos e fala são serenos e persuasivos, sem ser contundente. Suas respostas são tranqüilas e seus argumentos sólidos - não há contradições no seu discurso. Abraça o povo na rua, se mistura à massa, e convence pela simpatia e proximidade com a população. Sua larga experiência na carreira política e seu firme propósito de trabalhar para um Brasil melhor dá o tom de sua campanha.
"Não deixe que as pesquisas decidam por você e pelos brasileiros. Não deixe que subestimem sua inteligência e o submetam à corrupção, mentiras e a espertezas. No próximo domingo vote pela verdade e pelo exemplo." (Fragmento de e-mail recebido por Edsom Ortega)
Confira a opinião da ex-presidenciável Marina Silva
"Que candidato tem ideias mais parecidas com as suas?"
