Em 1960, pela primeira vez na história da música brasileira, surge o termo MPB (Música Popular Brasileira), empregado por Ary Barroso na contra capa do disco 'Bossa Nova', de Carlos Lyra. De década a década, o termo MPB mudaria sua abrangência de estilos e ampliaria seu significado. O termo representa basicamente quase todo o tipo de música brasileira à exceção do pop-rock.
Esta foto foi tirada em 1965, na casa de Vinícius de Moraes e representa a nata do começo de tudo... Uma relíquia, sem dúvida! O movimento da bossa-nova foi uma revolução e mudou a música brasileira internacionalmente.
Se você só se lembra de alguns da foto e quer saber o nome de todos acompanhe a apresentação e bom entretenimento!
Melhor visualização na tela inteira (full screen)
Excelente fonte de pesquisa: 500 anos de Música Brasileira
“1500 – era do descobrimento do Brasil - Em abril, chega a esquadra portuguesa de Pedro Álvares Cabral em missão colonizadora, na futura Bahia. As músicas das muitas tribos são executadas em solos e coros, acompanhados pela dança, bater das palmas, dos pés, flautas, apitos, cornetas, chocalhos, varetas e tambores.”
“1999 – o país é tomado por escândalos de corrupção dos altos escalões executivos e aberturas de CPIs - Através de David Byrne e o músico pop norte-americano Beck, os Estados Unidos interessam-se pela Tropicália através da coletânea The Best of Os Mutantes – Everything is Possible, com grande repercussão na imprensa internacional. Com isso, recobra-se também o interesse pelo músico Arnaldo Dias Baptista – o mais importante dos Mutantes – com o CD intitulado 'Arnaldo Dias Baptista – Revisitado Novamente'.”
Veja, ainda: História da MPB
Yolanda, eu adoro ver fotografias, especialmente de fatos antigos e em P&B. Adorei a lembrança deste tempo que eu era muito jovem para entender o valor, mas muito importante para a cultura musival brasileira.
ResponderExcluirOlá Yolanda
ResponderExcluirMomentos marcantes da história da nossa M.P.B
Eu acompanhei estes festivais.
Parabéns por excelente postagem
Beijos
Alba
Obrigada pela visita, amiga Sissy!
ResponderExcluirToquei muito a MPB no violão e até hoje ouço os sucessos dos famosos da foto.
Foi uma época bastante marcante para mim.
Meu carinhoso abraço,
Yolanda
Que alegria recebê-la neste meu espaço, amiga Alba!
ResponderExcluirAcompanhei também os festivais pelo olhar de menina... Lembro que meus irmãos me levavam para o clube, onde a turma se reunia em frente à TV, e acompanhávamos torcendo e cantando...
Um afetuoso abraço,
Yolanda
Olá Yolanda querida!
ResponderExcluirNossa, a primeira foto é uma verdadeira relíquia! Imagina os grandes nomes da música brasileira ali? Eu tenho saudades, mesmo não tendo vivido essa época, mas tenho saudades de músicas boas.
Grande beijo, minha amiga!
Jackie
Olá, amiga escritora Jackie! Um prazer tê-la neste espaço.
ResponderExcluirVivi um pouquinho da fase dourada da MPB e alivio a saudade ouvindo algumas rádios que ainda fazem questão de preservar a boa música.
Meu carinho
Yolanda
Oi Yolanda, eu reconheci 8 e meio (rs); explico melhor: - oito homens :
ResponderExcluirEdu Lobo, Tom Jobim, Caetano Veloso, Paulinho da Viola, Zé Ketti, Chico Buarque, Braguinha e Vinicius de Morais ...;
e personalidade feminina...eu fiquei em dúvida se era a Linda Batista ou a sua irmã, a Dircinha Batista!
Muito legal, amei este post!
BEIJOSSSSSSSS
Ah... teria sabido se acompanhasse a apresentação até o fim... rs
ResponderExcluirMas, aliviando sua curiosidade sobre a personalidade feminina, revelo a você:
Dircinha Batista!
Obrigada pelo prestígio, amiga guerreira Neusa!
Meu carinhoso abraço,
Yolanda
Obrigado pelo comentário. Abraços
ResponderExcluirSou eu que agradeço a presença, amigo Victor.
ResponderExcluirUm forte abraço,
Yolanda