Foto histórica da MPB

Em 1960, pela primeira vez na história da música brasileira, surge o termo MPB (Música Popular Brasileira), empregado por Ary Barroso na contra capa do disco 'Bossa Nova', de Carlos Lyra. De década a década, o termo MPB mudaria sua abrangência de estilos e ampliaria seu significado. O termo representa basicamente quase todo o tipo de música brasileira à exceção do pop-rock.

Esta foto foi tirada em 1965, na casa de Vinícius de Moraes e representa a nata do começo de tudo... Uma relíquia, sem dúvida! O movimento da bossa-nova foi uma revolução e mudou a música brasileira internacionalmente.
Se você só se lembra de alguns da foto e quer saber o nome de todos acompanhe a apresentação e bom entretenimento!
Melhor visualização na tela inteira (full screen)

Excelente fonte de pesquisa: 500 anos de Música Brasileira

“1500 – era do descobrimento do Brasil - Em abril, chega a esquadra portuguesa de Pedro Álvares Cabral em missão colonizadora, na futura Bahia. As músicas das muitas tribos são executadas em solos e coros, acompanhados pela dança, bater das palmas, dos pés, flautas, apitos, cornetas, chocalhos, varetas e tambores.”

“1999 – o país é tomado por escândalos de corrupção dos altos escalões executivos e aberturas de CPIs - Através de David Byrne e o músico pop norte-americano Beck, os Estados Unidos interessam-se pela Tropicália através da coletânea The Best of Os Mutantes – Everything is Possible, com grande repercussão na imprensa internacional. Com isso, recobra-se também o interesse pelo músico Arnaldo Dias Baptista – o mais importante dos Mutantes – com o CD intitulado 'Arnaldo Dias Baptista – Revisitado Novamente'.”

Veja, ainda: História da MPB

10 comentários:

  1. Yolanda, eu adoro ver fotografias, especialmente de fatos antigos e em P&B. Adorei a lembrança deste tempo que eu era muito jovem para entender o valor, mas muito importante para a cultura musival brasileira.

    ResponderExcluir
  2. Olá Yolanda
    Momentos marcantes da história da nossa M.P.B
    Eu acompanhei estes festivais.
    Parabéns por excelente postagem
    Beijos
    Alba

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pela visita, amiga Sissy!
    Toquei muito a MPB no violão e até hoje ouço os sucessos dos famosos da foto.
    Foi uma época bastante marcante para mim.
    Meu carinhoso abraço,
    Yolanda

    ResponderExcluir
  4. Que alegria recebê-la neste meu espaço, amiga Alba!
    Acompanhei também os festivais pelo olhar de menina... Lembro que meus irmãos me levavam para o clube, onde a turma se reunia em frente à TV, e acompanhávamos torcendo e cantando...
    Um afetuoso abraço,
    Yolanda

    ResponderExcluir
  5. Olá Yolanda querida!
    Nossa, a primeira foto é uma verdadeira relíquia! Imagina os grandes nomes da música brasileira ali? Eu tenho saudades, mesmo não tendo vivido essa época, mas tenho saudades de músicas boas.
    Grande beijo, minha amiga!
    Jackie

    ResponderExcluir
  6. Olá, amiga escritora Jackie! Um prazer tê-la neste espaço.
    Vivi um pouquinho da fase dourada da MPB e alivio a saudade ouvindo algumas rádios que ainda fazem questão de preservar a boa música.
    Meu carinho
    Yolanda

    ResponderExcluir
  7. Oi Yolanda, eu reconheci 8 e meio (rs); explico melhor: - oito homens :
    Edu Lobo, Tom Jobim, Caetano Veloso, Paulinho da Viola, Zé Ketti, Chico Buarque, Braguinha e Vinicius de Morais ...;
    e personalidade feminina...eu fiquei em dúvida se era a Linda Batista ou a sua irmã, a Dircinha Batista!
    Muito legal, amei este post!
    BEIJOSSSSSSSS

    ResponderExcluir
  8. Ah... teria sabido se acompanhasse a apresentação até o fim... rs
    Mas, aliviando sua curiosidade sobre a personalidade feminina, revelo a você:
    Dircinha Batista!
    Obrigada pelo prestígio, amiga guerreira Neusa!
    Meu carinhoso abraço,
    Yolanda

    ResponderExcluir
  9. Sou eu que agradeço a presença, amigo Victor.
    Um forte abraço,
    Yolanda

    ResponderExcluir

Este blog foi criado em 2009, por causa das lindas apresentações recebidas de contatos conhecidos, que dedicam parte de seu tempo formatando textos com imagens e canções belíssimas.
Espero que você aprecie e deixe seu comentário.
Meu forte abraço,

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.