O que significa educar?







“Um tempo propenso para refletirmos sobre os caminhos da Educação...”






Sempre que recebo as apresentações de Mateus, que usa o codinome um_peregrino, imediatamente paro o que estou fazendo e reservo alguns momentos para ler, sabendo que serei instigada a refletir sobre o tema abordado por ele.


Aqui está mais uma excelente oportunidade de leitura nesta formatação reeditada pelo próprio Mateus, por ocasião do Dia dos Professores – publiquei seu primeiro trabalho Educar em 2009. Na versão deste ano, as citações de Rubem Alves são sabiamente usadas nas imagens escolhidas a dedo e seguem sempre a mesma linha de pensamento do formatador: sua preocupação sobre os caminhos da Educação e o importantíssimo papel que o professor exerce na formação de seus alunos...


“Os olhos têm de ser educados para que nossa alegria aumente.” 




Já fui educadora de crianças e adolescentes entre dois e 15 anos. Por trabalhar com língua estrangeira, o recurso visual sempre fez parte de minhas aulas para associação das palavras aos objetos ou situações de conversação, bem como o uso da música e brincadeiras lúdicas. Acredito que, com essa didática, eu tenha conseguido despertar o interesse de alguns alunos para ver o mundo melhor.


Melhor visualização na tela cheia (full screen)
Formatação: um_peregrino@hotmail.com
Fundo musical: One Man’s Dream, Yanni

8 comentários:

  1. Oi Yolanda,
    Boa pergunta!
    Com certeza é muito diferente do que seja ensinar.
    Educar, penso que seja indicar as portas para o futuro, sem entretanto,
    determinar o caminho.
    Gostei muito.
    Um abraço e bom domingo.

    ResponderExcluir
  2. Olá Yolanda,
    Muito boa sua escolha para esta postagem, indica grande sensibilidade. Educar é algo que a gente deveria aprender na escola primária para saber como educar nossos filhos. As pessoas têm filhos e não sabem o que fazer para educá-los para a vida. Abraços

    ResponderExcluir
  3. Yolanda,

    Tem um livro infantil que fala justamente da descoberta da leitura pela criança. A cada dia que aprende algo novo na escola, uma nova letra, sílaba, imagem associada, consegue decifrar o que tem no trajeto para a escola e outros caminhos. É lindo.

    Como é importante para uma criança ter um professor que seja capaz de educar. Tem tantos sem nenhuma paciencia, sem amor pela profissao, ou mesmo cansados dela.

    Eu fico feliz porque sei que contribui para muitas descobertas na vida de minha filha, sempre procurei exemplos, para transformar o abstrato em real.

    Os olhos deles realmente são tão inocentes que adoram o que parece banal.

    BEIJOS

    ResponderExcluir
  4. Obrigada, Beth, pela agradável visita!
    Gostei da definição que você deu sobre Educar: "Indicar as portas para o futuro, sem indicar o caminho."
    É o que sempre defendi, pois as opções são muitas. É necessário que o aprendiz possa ter uma melhor visão sobre tudo, para discernir e fazer suas próprias escolhas.
    Um forte abraço,
    Yolanda

    ResponderExcluir
  5. Telma, é uma alegria ter sua presença neste meu singelo espaço.
    Estava comentando aqui em casa sobre as disciplinas que eu tinha na escola. Lembro-me das aulas de Trabalhos Manuais e Desenho, quando éramos levados ao pátio e observávamos a paisagem à volta para transportar para o papel ou, então, escolher algumas folhas caídas no chão para usá-las nas aulas de pintura. Meus professores me ensinavam a olhar para o mundo e não apenas verbalizar teorias e pensar no subjetivo...
    Meu afetuoso abraço,
    Yolanda

    ResponderExcluir
  6. Amiga Sissy, agradeço o carinho de sua visita.
    A vida é um aprendizado constante...
    Crianças são como esponjas, captam tudo à sua volta e nos surpreendem com a forma espontânea de se expressar. Os educadores têm papel fundamental quando aproveitam a curiosidade e energia de seus pupilos e os ensinam a observar com atenção as coisas lindas da vida...
    Meu carinho,
    Yolanda

    ResponderExcluir
  7. Oi Yolanda,
    Na verdade, eu disse "Educar, penso que seja indicar as portas para o futuro, sem entretanto,
    determinar o caminho".rsrsrsrs
    É um pouquinho diferente...
    Beijão.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  8. A educação começa com a curiosidade.

    ResponderExcluir

Este blog foi criado em 2009, por causa das lindas apresentações recebidas de contatos conhecidos, que dedicam parte de seu tempo formatando textos com imagens e canções belíssimas.
Espero que você aprecie e deixe seu comentário.
Meu forte abraço,

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.