Edição: Carlos Rangel, com tradução de Carlos Castilhos
Investigações científicas demonstram que a atividade mental modifica o cérebro e conduz ao que conhecemos como “Sabedoria”.
Os seres humanos podem criar novos neurônios ao longo de toda a vida. O esforço para criar novos neurônios pode incrementar-se mediante o esforço mental. Os efeitos são específicos: Dependendo da natureza da atividade mental, os neurônios novos se multiplicam com especial intensidade em distintas zonas cerebrais. O exercício físico protege nossa saúde cardiovascular; o exercício cognitivo protege nossa saúde cerebral - é fator de proteção contra a demência e a senilidade.
Descrever um estado emocional ou a essência de uma vivência é mais fácil através da poesia do que do discurso científico:
“Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes, mas não esqueço de que a minha vida é a maior empresa do mundo. E que posso evitar que ela vá à falência. Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver, apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise. Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história. É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da alma. É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida. Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos. É saber falar de si mesmo. É ter coragem para ouvir um “não”. É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta."
(Augusto Cury)
"Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo..."
Nota: Homenagem ao Dia do Psicólogo, especialmente à minha filha Jessica, profissional na área de Recursos Humanos.
Yolanda....
ResponderExcluirGostei de visitar o seu Blog...ele possui artifícios simples, entretanto belos e singelos : parabéns!!!!
Desculpe-me se vou fazer uma colocação sobre o texto acima que você, como um grande número de pessoas, pensa ser de Fernando Pessoa ...NÃO É DO GRANDE POETA e sim de Augusto Cury, exceto a última frase que não se sabe a origem.
Abraços!!!
Izabel Luna
Feliz pela presença, Izabel.
ResponderExcluirAgradeço o esclarecimento sobre autoria do texto inserido nesta postagem, para o que já dei o devido crédito.
Meu afetuoso abraço,
Yolanda