Neuroplasticidade


Melhor visualização na tela inteira (full screen)
Edição: Carlos Rangel, com tradução de Carlos Castilhos

Investigações científicas demonstram que a atividade mental modifica o cérebro e conduz ao que conhecemos como “Sabedoria”.

Os seres humanos podem criar novos neurônios ao longo de toda a vida. O esforço para criar novos neurônios pode incrementar-se mediante o esforço mental. Os efeitos são específicos: Dependendo da natureza da atividade mental, os neurônios novos se multiplicam com especial intensidade em distintas zonas cerebrais. O exercício físico protege nossa saúde cardiovascular; o exercício cognitivo protege nossa saúde cerebral - é fator de proteção contra a demência e a senilidade.

Descrever um estado emocional ou a essência de uma vivência é mais fácil através da poesia do que do discurso científico:

Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes, mas não esqueço de que a minha vida é a maior empresa do mundo. E que posso evitar que ela vá à falência. Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver, apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise. Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história. É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da alma. É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida. Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos. É saber falar de si mesmo. É ter coragem para ouvir um “não”. É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta."
(Augusto Cury)

"Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo..."

Nota: Homenagem ao Dia do Psicólogo, especialmente à minha filha Jessica, profissional na área de Recursos Humanos.

2 comentários:

  1. Yolanda....

    Gostei de visitar o seu Blog...ele possui artifícios simples, entretanto belos e singelos : parabéns!!!!

    Desculpe-me se vou fazer uma colocação sobre o texto acima que você, como um grande número de pessoas, pensa ser de Fernando Pessoa ...NÃO É DO GRANDE POETA e sim de Augusto Cury, exceto a última frase que não se sabe a origem.

    Abraços!!!

    Izabel Luna

    ResponderExcluir
  2. Feliz pela presença, Izabel.
    Agradeço o esclarecimento sobre autoria do texto inserido nesta postagem, para o que já dei o devido crédito.
    Meu afetuoso abraço,
    Yolanda

    ResponderExcluir

Este blog foi criado em 2009, por causa das lindas apresentações recebidas de contatos conhecidos, que dedicam parte de seu tempo formatando textos com imagens e canções belíssimas.
Espero que você aprecie e deixe seu comentário.
Meu forte abraço,

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.