A saudade fala português






"Creio que todos os povos sintam saudades, apenas eles não sabem demonstrá-la por palavras."





Antônio Carlos Affonso dos Santos (o ACAS) escreveu a crônica “Saudades”.

Numa nota no Recanto das Letras, o autor comenta que seu texto tem sido divulgado na internet com alguns trechos retirados e alguns outros incluídos como se fossem de sua autoria.

Por essa razão, reeditei a apresentação abaixo retirando os trechos que não fazem parte do texto original e inseri fragmentos muito bonitos da crônica, que dão graça e ritmo aos slides, enfatizando, é claro, a linda mensagem que o autor deixou.

 O texto, na íntegra, está publicado no Recanto das Letras - vale a leitura!

Formatação original: Amélia Soares
Adaptação e Reedição: Yolanda
Fundo Musical: Theme from Bilitis, Frank Pourcel

10 comentários:

  1. "A saudade ninguém traduziu, mas saudade não tem tradução se você não sentiu".
    Abraços

    Felipe

    ResponderExcluir
  2. Olá, querida Yolanda
    As lembranças nos trazem saudades!
    Sentindo saudades nos tornamos mais humanos!
    Post emocionante!!!
    Parabéns pela edição do vídeo.
    Ficou maravilhoso!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Adorei o blog, por isso estou aqui seguindo^^

    Bjs :D

    ResponderExcluir
  4. Amiga Yolanda : "Saudade é um pouco como fome. Só passa quando se come a presença. Mas às vezes a saudade é tão profunda que a presença é pouco: quer-se absorver a outra pessoa toda. Essa vontade de um ser o outro para uma unificação inteira é um dos sentimentos mais urgentes que se tem na vida."
    Clarice Lispector
    Abraços forte
    Bom dia!

    ResponderExcluir
  5. Yolanda, minha querida!
    Acho que estamos em sintonia... Tenho estado bem nostálgica e sentindo saudades... Escrevi sobre isso ontem. Mas, a minha saudade não me provoca dor insuportável...apenas me faz rever algumas coisas, sentir vontade de resgatar outras...
    Acho que faz parte de nossa essência, sei lá, tentar esse contato com aquilo que um dia nos fez tão bem! Porém, continuamos vivendo, porque a vida não pára e só podemos visitar esse passado, com saudades e em agradecimento a tudo o que ele nos proporcionou!
    Grande beijo e parabéns pela linda mensagem!
    Jackie

    ResponderExcluir
  6. O que já era bonito, ficou melhor ainda. Neste formato original não existe nada do tipo: "saudades é bem melhor do que I miss you". Linda mensagem, não há dúvida, mas a mim, não me fez bem...Sim, pois concordo totalmente com o autor quando diz que a saudade é aquele aperto dolorido no coração. Creio que a pior dor, aquela que dilacera o seu peito, é a dor da saudades. Mas o autor está correto: sentir saudades é uma prova de que somos sensíveis. A pior parte é quando diz: 'sinto saudades de quem um dia disse que disse que viria e que não veio...'
    Parabéns , querida Yolanda! E sigamos nosso caminho, sentindo ou não a dor da saudades.
    Um grande beijo!

    ResponderExcluir
  7. "A saudade mata a gente, morena..."
    Saudade é um sentimento físico, chega a doer o peito.
    Bjs
    Telma

    ResponderExcluir
  8. Este autor agradece as manifestações de simpatia e deleitamento que provocou nos leitores deste blog. Atesto que continuo com saudades, agora com o respaldo dos sessenta e cinco quilômetros de existência da estrada da vida.

    ResponderExcluir
  9. Poeta ACAS, fiquei lisonjeada com sua visita ao meu blogue.
    Por ser admiradora de apresentações em PPS, sempre procuro confirmar os créditos e autoria dos textos.
    As imagens são muito bonitas, não há dúvida, porém só conseguiram efeito por causa da essência mágica dos teus escritos.
    Obrigada pelo prestígio.
    Meu abraço sincero,
    Yolanda

    ResponderExcluir
  10. Lindíssimoo, faz a gente se transportar ao passado e reviver cada instante. Parabéns ao autor!

    ResponderExcluir

Este blog foi criado em 2009, por causa das lindas apresentações recebidas de contatos conhecidos, que dedicam parte de seu tempo formatando textos com imagens e canções belíssimas.
Espero que você aprecie e deixe seu comentário.
Meu forte abraço,

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.