Arte Naïf

Santa Ceia, Militão dos Santos

“A verdadeira obra de arte é apenas uma sombra da perfeição divina.” (Miguel Ângelo)

"O adjetivo francês 'naïf' vem do latim 'nativus', que significa nascente, natural, espontâneo, primitivo. Assim, pode ser substituído também por ingênuo e primitivo, mas as três palavras devem ser tomadas ao pé da letra. Todas têm origem no latim: ingênuo vem de 'ingenuus' (nascido livre) e primitivo, de 'primitivus' (que pertence ao primeiro estado de uma coisa). Essas três definições poderiam servir para caracterizar a pintura 'naïf', que é natural, livre e pura."

Quando recebi a apresentação, não conhecia a denominação para esse tipo de trabalho. ArteNaïf é a arte que é produzida por artistas sem preparação acadêmica na arte que executam, caracterizando-se pela simplicidade e pela falta de alguns elementos ou qualidades, presentes na arte produzida por artistas com formação nessa área.

Veja alguns trabalhos dessa arte e pensamentos de pintores consagrados!

Melhor visualização na tela cheia (full screen)
Formatação: Militão dos Santos
Fundo musical: Dancing with Wolves, Enya 


“Militão é um exemplo exato da valorização do sentido visual.” – é assim que começa a biografia de Militão dos Santos, tendo seus trabalhos nas melhores galerias de arte, assim como adquiridos pelo mercado exterior. 

Ele define seu trabalho como “um resgate da paisagem e do homem primitivo, teimosamente encravados num canto qualquer da utopia, e para eles inventando um novo espaço sem barreiras ou limite, onde tudo é possível, até mesmo a magia. A magia da cor e sobre tudo do AMOR.”

13 comentários:

  1. Yolanda, um vídeo sensível, aliás você tem essa capacidade de encontrar a beleza e a sensibilidade nesse mar de coisas nem sempre belas.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que carinho suas palavras, amiga Telma!
      Acredito que minhas escolhas refletem um pouco do que sou...
      Então, fico feliz que minha sensibilidade alcance pessoas tão sensíveis como você, que conseguem prestigiar o que há de bonito para se ver no mundo virtual.
      Meu afetuoso abraço,
      Yolanda

      Excluir
  2. Amiga Yolanda

    Linda postagem!Voce esta cada vez melhor.Sensibilidade a flor da pele.Ganhei no Natal dois quadros com pinturas naif.Muito lindos, porem nao conhecia o significado e origem da palavra naif.Agora ja sei.Lindos pensamentos e fundo musical com a musica que amo muito.Lindo e triste ao mesmo tempo.

    bjs da amiga

    Meiri da Silveira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida amiga Meiri, que a cada dia estreitamos mais nossa amizade, você é muito amável!
      Sabe que, depois que vi as telas nesta apresentação, me deu uma vontade de iniciar-me na pintura. Quem sabe? Acredito que será uma ótima terapia...
      Obrigada pela presença e pelas palavras.
      Meu carinho,
      Yolanda

      Excluir
  3. A simplicidade é um dom você não acha? Ser puro em suas atitudes hoje em dia costuma ser mal visto.
    Mas voltando às telas que de maneira simples trazem à tona a simplicidade dos desenhos combinando-os à espontaneidade do artista.
    É quase como aquela opinião que sai assim... de uma vez sem pensar muito. Muito bonito mesmo. Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu bom amigo Paulo, tudo na vida é muito simples! Torna-se complicado, quando o ego fala mais alto. Seria tão simples acabar com a fome no mundo, com as diferenças de classes sociais, com as guerras... Mas, interessa aos que estão no poder? A pureza de ser perde para a ganância e a indiferença e o mundo fica mais insensível...
      Obrigada pela agradável visita.
      Meu forte abraço,
      Yolanda

      Excluir
  4. BOM DIA!
    SOU PROFESSORA E NO MOMENTO ESTOU ADMINISTRANDO AULAS DE ARTE, ENCONTRAR ESSA INFORMAÇÃO E ESTAS FRASES REFLEXIVAS FOI MUITO PROVEITOSO...
    PARABÉNS E LINDO!!!!!
    OBRIGADA. GRAÇA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Graça!
      Para mim é uma alegria saber que você aproveitou algo deste meu singelo espaço.
      Obrigada pelas palavras.
      Seja sempre bem-vinda!
      Meu afetuoso abraço,
      Yolanda

      Excluir
  5. Oi Yolanda, gostei muito do texto :) aprendi mais uma terminologia 'naif'.
    Esse tipo de arte é a que mais bem representa nossa cultura.
    Parabéns pelo espaço! Bjbj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom ter sua visita nesta página, Talita!
      Também, como você, aprendi bastante sobre a Arte Naïf.
      Tem razão: nossa cultura é bem retratada nessas telas.
      Volte sempre!
      Meu cordial abraço,
      Yolanda

      Excluir
  6. A arte eu acho que ela é um desenho que vc imagina, ao pensar em desenhar! Oque vc imagina ao pensar em desenhar? Muitas coisas... Como a arte sustentável e urbana claro

    ResponderExcluir
  7. Admiro o carinho e atenção que tem dado a todos, sem exceção, nesse seu lindo espaço. Obrigado por citar meu nome e divulgar minha arte. Certamente você também deve gostar muito de arte e deve ter alma de artista.
    Para mim que lindo com tintas, pincéis e telas há quase 40 anos acho que ser um artista naif é ter uma sensibilidade aguçada, é dar vida a tudo, inclusive à imaginação, é dar cores aos sentimentos e vive-los de forma avassaladora.
    Ter alma de artista, como muitos pensam, não é viver sem perspectivas, na verdade é um privilégio nesse mundo de contradições. O artista vai onde poucos entendem, onde poucos conhecem, vive um mundo onde a essência das coisas não tem limites. E o melhor, pode sim, se considerar livre e transformador, é um ser em transição constante, uma transição consciente e muito feliz. A alma de um artista tudo pode. Pode amar e pode sofrer. Porque amando, vai criar obras suaves, e porque sofrendo vai derramar em cores fortes a sua realidade.
    Sou uma alma que vaga pela imensidão de um mundo em que não se encaixa uma matéria que por vezes se desfragmenta e se entrega ao doce encanto do irreal. Somos cor e amor, luz e trevas, coerência e loucura.
    Um grande abraço fraterno.
    Militão dos Santos.•.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Militão! Agradeço sua visita ao meu blogue e suas palavras.
      Você é tão bom nos pincéis quanto nos escritos... Lendo sua mensagem, fiquei encantada. Você conseguiu sintetizar a alma do artista, como também a humana...
      É com muita satisfação que reforço minha admiração pelos seus trabalhos.
      Meu cordial abraço,

      Excluir

Este blog foi criado em 2009, por causa das lindas apresentações recebidas de contatos conhecidos, que dedicam parte de seu tempo formatando textos com imagens e canções belíssimas.
Espero que você aprecie e deixe seu comentário.
Meu forte abraço,

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.