Pálido Ponto Azul


 A chave de todo ser humano é seu pensamento. Resistente e desafiante aos olhares, tem oculto um estandarte que obedece, que é a ideia ante a qual todos seus fatos são interpretados. O ser humano pode somente ser reformado mostrando-lhe uma ideia nova que supere a antiga e traga comandos próprios.
 (Ralph Waldo Emerson)

Fui agraciada com o convite da amiga Vera Luz, idealizadora do lindo blogue Inspira Alma, para participar de um Meme. Na hora, perguntei-me o que seria, embora já tivesse visto o termo, mas não me ativera a pesquisar sobre o assunto. Fui ao Wikipédia e encontrei a seguinte definição:

Os memes podem ser ideias ou partes de ideias, línguas, sons, desenhos, capacidades, valores estéticos e morais, ou qualquer outra coisa que possa ser aprendida facilmente e transmitida enquanto unidade autônoma. Quando usado num contexto coloquial e não especializado, o termo meme pode significar apenas a transmissão de informação de uma mente para outra.

Uma vez entendido o propósito, procurei responder às dozes questões sugeridas de maneira direta e concisa: 

Vida – É o bem mais precioso que temos. Cuido de minha saúde física, mental e espiritual para que eu chegue à velhice bem.
 
“Tem sempre presente que a pele se enruga, o cabelo embranquece, os dias convertem-se em anos... Mas o que é mais importante não muda: A tua força e convicção não têm idade.” (Madre Teresa de Calcutá)

Morte – Aprendi a aceitar pelas experiências vividas.

Chega o dia em que a Mãe Amorosa abre a porta da gaiola e diz para a ave do espírito: “É chegada tua hora, Voa...” (Fé Bahá’í)

Vida após a morte – Há de existir, certamente! Não terá sentido esta breve passagem, se não tivermos a possibilidade de entender a razão de viver... Somos imperfeitos.

A vida não passa de uma oportunidade de encontro; só depois da morte se dá a junção; os corpos apenas têm o abraço, as almas têm o enlace.” (Victor Hugo)
  
Reencarnação – Não acredito. Somos únicos e nossa alma é única.

De que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro, mas perder a própria alma?” (Jesus Cristo)

A nossa insignificância diante do universo infinito – Se olharmos de fora da órbita terrestre, nós somos infinitamente menores que um grão de areia. Carl Sagan, em sua narração “Pálido Ponto Azul”, diz que nosso planeta é um pontinho solitário na grande e envolvente escuridão cósmica.

Quando fala o amor, a voz de todos os deuses deixa o céu embriagado de harmonia.” (William Shakespeare)

Ser ou não ser – Somos o que queremos ser...

Não importa o que você seja, quem você seja, ou que deseja na vida, a ousadia em ser diferente reflete na sua personalidade, no seu caráter, naquilo que você é. E é assim que as pessoas lembrarão de você um dia.” (Ayrton Senna)

A angústia existencial diante da transitoriedade de tudo – Sempre me vejo como uma espectadora do mundo, procurando entender sobre minha importância neste plano. Mas sei que sem mim, o mundo seria diferente. Assim como, cada ser que aqui passa...

"A vida só pode ser compreendida olhando-se para trás; mas só pode ser vivida olhando-se para frente." (Soren Kierkegaard)

O cérebro humano está capacitado a responder a todos os enigmas da existência – Não está, nem poderia... Se pudesse, saberíamos o que existe do outro lado...

"Para ser feliz, você não precisa de grandes conquistas materiais. Você já tem o pôr-do-sol, as estrelas, os pássaros, o sorriso dos seus amigos, seus irmãos. Agradeça a Deus, pois você tem tua vida.Tem o dia que está começando, sua força, e determinação. Com todos esses presentes da vida, o resto você constroi. " ( Roberto Schinyashiki )  

Um sistema econômico voltado para as necessidades sociais e não dominado pela cupidez humana – Tenho procurado fazer minha parte, apesar de não conseguir mudar o sistema capitalista e brutal que toma conta da sociedade. Procuro agir como na fábula do pássaro levando água no bico para apagar o incêndio na floresta, mediante a perplexidade dos outros animais. Se todos colaborassem, deixando a ganância de lado, no mundo não existiriam a fome nem a miséria.

"Quando o homem volve a face para Deus vê que todos são seus irmãos" ou que "a luz da unidade é tão poderosa que pode iluminar a Terra inteira." (Fé Bahá’í)

O que é mais importante, a genética ou o meio? – O meio, com certeza. Ninguém nasce ladrão, promíscuo, corrupto ou violento.

“Amai-vos uns aos outros, como Eu vos amei.” (Jesus Cristo)

Existe um ser superior que dirige as nossas vidas? – Minha fé me leva a acreditar que sim. Eu já me revoltei e desacreditei em fases difíceis, mas foi só um descontrole momentâneo. Procuro entender a essência de todas as religiões e reforçar minha crença em Deus.

"Creio na verdade fundamental de todas as grandes religiões do mundo.” (Mahatma Gandhi)

Para onde caminha a humanidade – Infelizmente para o caos... Mesmo que se tomem atitudes firmes e drásticas, não vejo como salvar o planeta. A bestialidade humana, a ganância e o gosto pelo poder são os vilões da história. Quando o mundo se der conta do mal causado, talvez não haja mais tempo... Mesmo assim, ainda acredito na inteligência, sensibilidade e bondade de alguns poucos e que podem aliviar as dores da humanidade...

"Nunca perca a fé na humanidade, pois ela é como um oceano. Só porque existem algumas gotas de água suja nele, não quer dizer que ele esteja sujo por completo." (Mahatma Ghandi)
Na certeza que todos responderão com a mesma originalidade, repasso o Meme acima aos recentes amigos que passaram a acompanhar meu blogue, e que estou retribuindo a gentileza com esta indicação:
Purgly , por Jorge Purgly
Cidadão Araçatuba , usa o codinome “Cidadão”
A Página da Vida , por Sidinei Ribeiro
Frases que Curam , por Juahrez Alves
Fada das Viagens , por Rose Nakamura
Teologia Viva & Eficiência , por Francisco Araújo Netto

11 comentários:

  1. Olá Amiga Yolanda!

    Lindo! Com certeza suas respostas são dignas, assim como a sensibilidade dos seus posts! Fiquei muito feliz com sua participação e que possamos sempre permanecer juntos nesta troca do bem, assim como o pássaro levando água em seu bico, e creia que estes conseguem fazer grandes milagres, pois, é Deus que os conduz por este motivo é que nossa confiança e fé é acima de tudo realizadora, pois a força do nosso Criador está sempre através do desejo verdadeiro do nosso coração! Obrigada!!

    Um abraço,
    "Todo o Conhecimento é Luz que Inspira a Alma" -*Vera Luz*-

    ResponderExcluir
  2. Yolanda,

    Muito interessante e inteligente esse meme.

    A única coisa que discordo de você é com relação à reencarnação, pois eu acredito piamente na reencarnação, pois através dela é conseguimos nos melhorar e evoluir espiritualmente.

    Parabéns pela postagem.

    Bjs.

    Rosana.

    ResponderExcluir
  3. Olá Yolanda querida!
    Amiga, amei as suas respostas e as frases colocadas em cada uma delas! Você é uma pessoa iluminada...a prova está toda neste post! Parabéns, minha linda!
    Grande beijo,
    Jackie

    ResponderExcluir
  4. Amiga Vera Luz, você foi minha fonte inspiradora!
    Através de suas leituras, tenho reforçado minha espiritualidade, pois é o que o mundo está precisando, e escrever sobre temas tão abrangentes nos faz refletir e repensar sobre nossas atitudes.
    Eu é que agradeço a oportunidade de ter sido presenteada com tão agradável convite para participar deste Meme.
    Meu carinho,
    Yolanda

    ResponderExcluir
  5. Fico muito feliz com sua presença, amiga Rosana.
    Agradeço as gentis palavras sobre minha participação neste Meme, que trouxe temas abrantestes e desafiadores, eu diria.
    Sobre Reencarnação já me questionei várias vezes e, para mim, é difícil aceitar que o espírito volte a habitar um corpo para purificar-se, sem ao menos saber as razões... Respeito e leio sobre o assunto, porque estou em evolução...
    Um forte e sincero abraço,
    Yolanda

    ResponderExcluir
  6. Amiga escritora Jackie, fico lisonjeada com seu comentário.
    Procuro deixar neste espaço algo que as pessoas possam levar de bom.
    O gosto pelas pesquisas me faz encontrar maravilhas no mundo virtual e é essa a razão que me impulsiona a continuar...
    Tenho acompanhando os teus escritos e eles me fazem muito bem...
    Meu carinhoso abraço,
    Yolanda

    ResponderExcluir
  7. Querida, vota novamente, se você puder, não foi validado porque em BECAUSE, você não botou o motivo: http://shortyawards.com/juahrezalves

    ResponderExcluir
  8. Muito coerente suas respostas,demonstra equilíbrio, maturidade e muita sensibilidade para encarar a vida.

    Tenho vivido um dilema quando a existência de DEUS, mas ainda me apoio nos ensinamos deixados por JESUS, lendo-os para quem sabe, num relampejo, eu descubra o que fazer!

    Há dias em que as trevas se convertem em luz!

    Podemos entender que a vida é um emaranhado de caminhos, que nos levam a lugares que nós mesmos escolhemos, não pode ser de outra maneira.
    Desde que li que o homem é dono do seu caminho e responde pelas suas escolhas, vivo na corda bamba, tentando responder as perguntas básicas:
    -Quem é Deus?
    Ele existe?
    Qual o sentido da vida?
    E da Morte?
    Faz sentido Yolanda?
    Abraço

    ResponderExcluir
  9. Amigo Cidadão Araçatuba, fico feliz com sua presença!
    Acredito que minhas respostas são fruto de minhas várias experiência, erros e acertos, o que me permitiu aprender a viver e formar opinião sobre quase tudo.
    Quanto às escolhas, estas se dão frente aos acontecimentos. Se sou dona do meu caminho, não sei, porque o inesperado chega sem prévio aviso...
    Para mim, o sentido da vida está nas coisas belas que estão ao nosso redor (natureza, fraternidade, solidariedade e o amor incondicional)e isso tudo é divino...
    Acredito que a vida é uma ponte que devemos passar para chegar à Eternidade.
    Meu afetuoso abraço,
    Yolanda

    ResponderExcluir
  10. Tudo muito lindo. Você disse uma verdade que não acredita na reencarnação. Quero que alguém me prove que já viu alguém reencarnado.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo anônimo, obrigada pelo prestígio.
      Os seres humanos precisam acreditar que existe uma razão para viver aqui neste plano...
      Saberemos todos quando atravessarmos a ponte para a Eternidade!
      Meu abraço,
      Yolanda

      Excluir

Este blog foi criado em 2009, por causa das lindas apresentações recebidas de contatos conhecidos, que dedicam parte de seu tempo formatando textos com imagens e canções belíssimas.
Espero que você aprecie e deixe seu comentário.
Meu forte abraço,

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.